Mapas mentais e/ou conceituais

O Mapa Mental (MM) é uma técnica criada por Tony Buzan, na década de 60, que consiste em organizar um diagrama colorido, que conseguem utilizar o hemisfério cerebral esquerdo (lógico) e o hemisfério cerebral direito (criativo), para reter informações sobre um tema, sendo utilizado, por exemplo uma ferramenta para o estudo, anotações ou apresentações sobre um assunto.

Já o Mapa Conceitual (MC) foi desenvolvido em 1972 por Joseph Novak e colaboradores e é um modo de organização de conceitos, julgados importantes, sobre um assunto e que utiliza a representação gráfica do conhecimento organizado, por meio de conceitos e frases de ligações. Esta técnica complementa e enriquece outras técnicas de estudo, como a técnica de resumo.

Tanto o MM quanto o MC podem auxiliar o estudante a melhorar sua capacidade de integrar, reconciliar e diferenciar os conceitos durante uma análise de artigos, textos, capítulos de livros, de modo a resumir as ideias principais. Assim, estas ferramentas corroboram na compreensão de um texto, na organização de seu resumo e no estabelecimento das relações entre o conhecimento prévio e o adquirido, facilitando o aprendizado por meio da hierarquização e/ou interpelação dos conceitos.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados